Após desmontar uma antiga impressora da HP que estava encalhada na casa dos meus pais eu resolvi usar o motor de passo que encontrei. Primeiro passo: Hack ou reengenharia.
Foto da etiqueta do motor.
Foto do conector (adotei essa pinagem para facilitar a análise)
Agora é pegar o multímetro e analisar como esse motor esta ligado. Seguindo a pinagem mostrada na figura anterior temos:
Figura representando as boninas do motor.
No meu desconhecimento em como tratar um motor com as derivações centrais curto-circuitadas. E como eu já tenho um driver para motor de passo (bipolar) comprado na
MC33926 da Pololu, (mostrado neste post). Vou simplesmente remover a ligação 3 e usá-lo na montagem bipolar, eis o que fiz:
remoção do jump entre os taps centrais.
Próximo passo será ligar no driver e fazer um pequeno ensaio, mas fica para um novo post. Para quem deseja se adiantar, veja no meu post (eZ430 gerando meu PWM para o motor). A ideia é ligar 1,2 nos pinos M1 out1 e M1 out2 do driver e pinos 4,5 nos pinos M2 out1 e M2 out2.
Keep reading and keep rowing...
Obs: Meu blog é de caráter informativo e não me responsabilizo pela reprodução dos procedimentos aqui informados nem o sucesso dos mesmos. Caso queria repedir que foi feito, é necessário conhecimento mínimo no assunto e técnica. Procure um supervisor caso não se sinta seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário