Um circuito bem popular para "voltage boost" em uma análise de perto. Muito difundido como circuito para acender LEDs usando pilhas de relógio ou no fim da vida, este circuito auto-oscilador elevador de tensão tem muitas utilidades nos mais diversos projetos.
Conhecido como ladrão de Joules ou "Joule Thief". Tem esse nome pois elevando a tensão consegue drenar ate o último Joule de uma pilha, mesmo que sua tensão esteja na ordem dos milivolts.
referências: http://en.wikipedia.org/wiki/Joule_thief
Usando o software de SPICE TINA-TI fiz a simulação do circuito acima usando um toroide com indutância mútua de 3uH e uma resistência de 1K(R2) no lugar do LED.
Vout (gráfico verde) e Veb (gráfico vermelho)
Na prática fiz uma montagem com um toroide encontrado em uma antiga fonte ATX. Seguindo a mesma montagem do diagrama, primeiramente com uma resistência de 10K ohms e depois com um LED no lugar de R2.
toroide de uma fonte ATX, enrolado com 20 voltas.
O circuito ressonou em uma frequência de 33kHz dando picos de 60V mas com uma tensão rms de aproximadamente 7V. Ligando um LED no lugar do resistor R2 e alimentando agora com uma tensão de 1,5V temos a seguinte onda medindo a tensão coletor-emissor ponto Vout no diagrama.
Vcc=1,5V - Vpp-ec=3V - frequência de oscilação 12,5kHz
Caso queiram montar este circuito em casa, existe muita referência no youtube mostrando o passo a passo. Deixo aqui a lista de componentes para refazer o mesmo circuito que fiz, ou semelhante já que o toroide foi reaproveitado de uma velha fonte ATX (alias pode-se achar praticamente todos os componentes da montagem em velhos aparelhos).
R1 = resistor de 1K ohms.
T1 = transistor BC337
M1 = toroide retirado de uma fonte ATX com diâmetro externo de 16mm, 20 voltas no enrolamento.
R2 = resistor de 10K ohms ou um LED de alto brilho.
Vale lembrar que na montagem do transformador toroidal os dois enrolamentos devem ser ligados em oposição (na foto o fio vermelho esta ligado no fio branco mas em sentidos de enrolamento opostos).