HEAD

cookieOptions = {msg};

Pesquise o que deseja neste site

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Medida de consumo da Mini-ITX

Hoje fiz a montagem para medir o consumo da minha placa mini-ITX rodando o sistema Slax do compact flash. Assim eu terei o consumo da placa sem nada mais ligado. Como vou usar minha fonte automotiva (M2-ATX) ligada na bateria de 12V fica fácil medir o consumo. Basta ligar o amperímetro em série.




Durante a inicialização a corrente chegou em um máximo de 1.3A mas em operação normal ficou na ordem de 1.25A. Sendo assim a potência será 12V * 1.25A = 15W

Eu esperava um consumo de 9W que foi o que tinha pesquisado na net. A webcam e o USB-Wifi ficaram ligados a porta USB, mas estão inativos e não devem representar muito na conta final. Agora o silêncio do conjunto rodando não tem preço.. rs

Informações:
  • Placa Mini-ITX modelo PMI8M com processador Intel Celeron M rodando a 550MHz
  • SO Linux versão Slax rodando de um Compact Flash de 1Gb
  • O monitor esta ligado em fonte própria.
Consumo: 15W

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mais mobilidade

O caminho para mobilidade do meu robô (PC móvel) esta cada vez mais perto. Desta vez quem chegou foram a fonte de alimentação e a bateria.



A fonte é uma M2-ATX, uma fonte para aplicações automotivas que tem uma série de controles para aguentar os trancos de uma ignição e também monitora o nível da bateria cortando a força se a mesma chega ao limitar de 11V.

A bateria escolhida foi uma bateria de nobreak da APC modelo RBC2 12V 7A/h. Os dois chegaram praticamente juntos hoje e comecei uns teste para conexão da fonte com a bateria, preparando os cabos e uma chave que vai simular meu switch-on do carro. Já que a fonte é preparada para ligar o PC automaticamente assim que se liga o carro. Não pretendo ligá-la no carro mas essa robustez é bem vinda para meu robô já que depois vou ligar motores e acionadores o que vai se aproximar bem do ambiente inóspito que um carro proporciona a um PC.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Motor de parafusadeira - parte 1

Estive meio parado nas publicações, mas vou recomeçar a colocar algo do meu projeto de robô (PC móvel). Como sempre por partes.. rs. Esses dias eu tenho procurado por motores DC de 12V para usar no meu sistema. Tenho procurado por motores tipo Pittman com redução. No entanto aqui na região de Ribeirão Preto não achei nada a venda. Acredito que exista onde comprar, mas não achei. Agora estou procurando na internet, onde eu compro 99% das minhas coisas hoje em dia. Não achando ainda nada que sirva me deparei, enquanto fazia compras, com umas parafusadeiras “made in china” por apenas 24 reais. Achei barato considerando que já teria uma redução, baterias e de quebra o carregador. Minha ideia é fazer algo mais elaborado, então a redução eu provavelmente vou refazer, mas o motor e as baterias podem vir a calhar. Comprei uma e estou mostrando a “autópsia” da mesma, juntamente com um ensaio que fiz para estimar o torque do motor com a redução e levantar a corrente máxima.

O ensaio foi simples, espero não ter cometido nenhuma aberração nos meus cálculos, mas basicamente foi deixar o motor enrolar uma corda onde tinha um peso conhecido na extremidade. Assim no momento em que o motor para temos (medindo o raio do enrolamento) o braço de força aplicado ao eixo do motor. De quebra liguei meu amperímetro em série com motor e a bateria para conhecer a corrente do motor.
Normalmente (sem carga) o motor drena 1.5A da bateria de 3,6V. A corrente máxima, que foi media no momento que o motor parou foi de 6.6A. Para meu sistema essa redução gerando 7Kgf seria suficiente para mover meu robô. O único detalhe que ficaria um pouco mais lento que o desejado. Pesquisas na internet apontam uma rotação de aproximadamente 200rpm para essas parafusadeiras e me parece que gira nesta faixa, mesmo não tendo medido. Sobre uma carga maior deve girar na faixa dos 100rpm.
Ainda não vou colocar as fotos do motor desmontado, pois esta preso na minha super montagem de teste mas assim que for realmente “dissecar” a pobre parafusadeira postarei fotos da operação. Espero encontrar motores mais apropriados para meu uso, mas nesse meio tempo vou me divertindo com esse aqui mesmo.

sábado, 8 de novembro de 2008

HD Áudio Realtek na Mini-ITX

So para concluir a novela do áudio da Mini-ITX PMI8M. Realmente o dispositivo de som não funciona com clocks acima de 600MHz. Fiz alguns testes tentando todas as possibilidades possíveis mas ela só funciona com o mais baixo! Uma pena são 123MHz que não vou poder usar :(

Um local para debater assuntos relacionados a eletrônica , programação, desenvolvimento de sistemas e robótica.

Procure o assunto que deseja no blog

Google